HOME - Página PrincipalGALERIA - abre nova páginaCURSO - abre nova páginaGRUPO EDITORIAL PARTHENON - abre nova páginaEVENTO - abre nova páginaTURISMO - abre nova páginaQUEM SOMOS - HISTÓRIA DO PARTHENON - abre nova páginaFALE CONOSCO - abre página para e-mail

Parthenon lançará segunda antologia em prosa e verso. Participe.

Quem somos

Em 1984, começaram as atividades do Parthenon Centro de Arte e Cultura.
As aulas de pintura eram administradas na antiga sede da Rua Manoel de Abreu 9, Centro de Niterói. O prédio em estilo neoclássico inspirou o nome Parthenon.
Os eventos que lá aconteceram envolviam Consulados e Instituições de vários países como: Egito, Grécia, Áustria, Peru, Rússia, Japão, Coréia, Espanha, Holanda, Chile, Portugal, Itália em importantes intercâmbios culturais.
A música sempre esteve presente, em concertos e sessões líricas, revelando novos valores do Brasil, América Latina, Europa e Ásia.
Essa trajetória continuou a partir de 1999 na nova sede, então inaugurada na Rua General Andrade Neves 40, também no centro de Niterói.
A partir daí, além dos cursos e da galeria de arte, expandiram-se as viagens culturais, o setor editorial e a gastronomia.
Diversos eventos foram realizados em parceria com o Consulado Geral da Áustria no Rio de Janeiro, de 2001 a 2010, marcados pela presença, amiga, incentivadora e carinhosa do Cônsul Geral Reinhold Steinberger. Esta parceria contou com a presença do Embaixador e também ocasionou a exibição, em avant première, do filme “Danúbio”.
Em 2007, junto com o Consulado da República Popular da China no Rio de Janeiro, o Parthenon realizou o evento “Arte e Cultura na China”.
Entre 2008 e 2011, as viagens culturais se intensificaram, com grupos para visitar: na Rússia, Moscou e São Petersburgo; na França, Paris e Normandia; na Itália, de norte a sul, incluindo Sicília; no Egito, Cairo, Luxor e Aswan; na Turquia, Istambul. Finalizando 2010, foi realizado um cruzeiro para Veneza, Croácia e Eslovênia.
A galeria tem mostras constantes do acervo e exposições temporárias de artistas consagrados. Além disso, cria oportunidades para revelar novos valores.
Em 2011, o Grupo Editorial Parthenon, ao completar 10 anos, com 44 títulos publicados, lança PRESENÇA, a primeira Antologia Literária sob sua coordenação.
No Núcleo de Gastronomia, cursos livres são oferecidos para crianças e adultos, abordando desde a culinária temática até a gastronomia saudável e sustentável. A degustação desses produtos acontece especialmente nos eventos realizados.
O ensino de pintura, em várias técnicas, é realizado em cursos de linguagem simples e acessível, como também a História da Arte.
O ensino de idiomas já é tradição no Parthenon, em especial o italiano.
O atelier de Arteterapia, implantado em 2011, vem ampliar suas ações para o curso de formação de Arteterapeutas, com a coordenação da professora Henriqueta Sasso.
O teatro se desenvolve no Parthenon, que se associou ao “Grupo Teatro Novo” sob a direção do professor Rubens Emerick Gripp.
O Parthenon atua nos meios artístico e cultural com objetivo de aproximar todos os que se interessam pelo assunto com especial atenção a inclusão social.
Gastronomia, Arte e Turismo tem a direção da professora Veronica Debellian Accetta.

Semana do Japão - 1985Semana do Japão - 1985

Semana da Cultura Japonesa - 1985

Niterói vai ao Egito - 1986

Niterói vai ao Egito com Parthenon - 1986

Divisória

Nasce o Parthenon

Veronica cria o Parthenon Centro de Arte e Cultura

 

Primeira sede do Parthenon
Primeira sede do Parthenon - 1984.
Rua Manoel de Abreu 9 - Centro de Niterói.


Inauguração - 8 de dezembro de 1984

Música na inauguracao do Parthenon.
Cobertura pelo Jornal SETEDIAS.

Divisória